Sobre nós
O acelerado ritmo de vida imposto pelos tempos modernos deixa cada vez menos tempo disponível aos pais para partilharem com os seus filhos e para lhes darem a atenção de que tanto necessitam para o seu desenvolvimento. Desta forma, surge então a creche como uma instituição com grande importância na vida das crianças e na formação da sua personalidade, apesar de nunca pretender substituir os pais.
A nossa missão
A principal missão d’O Soutinho é desenvolver um projeto de excelência na área do ensino a partir da 1ª Infância (creche – 3 meses aos 3 anos) até à idade adulta, inovador e diferenciador, que satisfaça as exigentes necessidades diárias de crianças e pais.
Existirá uma preocupação constante em garantir um papel participativo de todos, salvaguardando o bem-estar da criança e fomentando uma proximidade e preocupação dos pais na educação diária dos seus filhos.
Objetivos
Numa realidade concreta, numa instituição aberta, os Directores, a Coordenadora Técnica, as Educadoras, os Professores e a restante equipa de trabalho têm, como principal preocupação, o bem-estar da criança não esquecendo as suas necessidades básicas e as suas características individuais.
Sendo assim, os objetivos gerais são os seguintes:
- Estimular o desenvolvimento global da criança respeitando as suas características individuais;
- Desenvolver a expressão e comunicação (expressão motora, plástica e linguagem);
- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança numa perspetiva para a cidadania;
- Fomentar a socialização estimulando a integração da criança com o outro e com o meio;
- Criar condições de integração das crianças no grupo;
- Fomentar atividades de grupo como fator de desenvolvimento da socialização;
- Interiorizar as rotinas;
- Desenvolver capacidades de autonomia;
- Promover hábitos de higiene;
- Utilizar as capacidades sensitivas do corpo para o conhecimento dos objetos;
- Desenvolver a linguagem e fomentar o diálogo;
- Estimular a imaginação e a criatividade;
- Utilizar diferentes técnicas de expressão;
- Desenvolver noções de espaço e de tempo;
- Estimular a coordenação visual – motora;
- Desenvolver capacidades motoras globais e finas;
- Descobrir / conhecer pessoas, animais, objetos e o mundo em geral;
- Desenvolver e estimular a atenção e a concentração;
- Estimular a sensibilidade e o respeito pelo outro;
- Incentivar a participação da família;
- Proceder à despistagem da inadaptação, deficiência ou precocidade a promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.
Esta aprendizagem é construída a partir do que as crianças já sabem, assenta, portanto, na valorização dos seus saberes como fundamento de novas aprendizagens. Este alargamento dos saberes que a criança adquiriu no meio familiar supõe o respeito pela sua cultura de origem e o estabelecimento de uma relação com os pais.
Este processo de colaboração com os pais e a comunidade com efeitos na educação das crianças tem ainda consequências no desenvolvimento e na aprendizagem dos adultos que desempenham funções na sua educação, não só os pais e outros parceiros educativos, mas também os/as educadores/as e auxiliares de ação educativa.
- Nesta fase, as mudanças ocorrem muito mais rapidamente que em qualquer outro período da vida;
- Os bebés aprendem experimentando o ambiente através dos sentidos (vendo, ouvindo, saboreando, cheirando e sentindo) e através da interação social;
- Durante esta fase, bem como em todas as outras, todas as áreas de desenvolvimento (cognitivo, social, emocional, físico e da linguagem) estão interligadas;
- Os bebés são dependentes dos adultos para satisfazerem as suas necessidades;
- Toda a atuação se deve basear no conhecimento das características e necessidades de cada criança e do grupo.